ATP - Associação de Terminais Portuários Privados e Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias - ABEPH estão realizando para os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama o #Webinar "Diálogo Portuário com o Ibama", uma série de 09 módulos, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas sobre o nosso setor.
As aulas começaram dia 16/04/24. Confira, abaixo, os conteúdos de cada Módulo.
MÓDULO 6: “Riscos ambientais e gestão no armazenamento”.
O módulo contou com a participação do Consultor Ricardo Rodrigues Serpa, que apresentou os “Riscos ambientais e gestão no armazenamento”. Na sequência, Giovanna Poltronieri, do Porto Itapoá, falou sobre a gestão no armazenamento de transporte de produtos perigosos.
MÓDULO 5: “Boas Práticas no Setor Portuário”
Flavia Nico, Coordenadora-Geral de Delegações e Convênios do Ministério de Portos e Aeroportos apresentou a Agenda de Sustentabilidade do Ministério e da SNP. Na sequência, o professor Sérgio Cutrim, da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, falou sobre Boas Práticas no Setor Portuário, apresentando o Guia de Sustentabilidade elaborado pela ATP, ABEPH e UFMA. Por fim, Flavia Crozeta, Supervisora de Meio Ambiente, e Carlos Leandro Assini, Supervisor de Sistemas de Gestão Integrada, ambos da Portonave S/A - Terminais Portuários de Navegantes, mostraram as ações de gerenciamento de qualidade realizadas pelo terminal.
MÓDULO 4: “Transição Energética e Descarbonização”
Ulisses Oliveira e Bernardo Castello falaram sobre a "Jornada de Descarbonização do Porto Sudeste". Já Tomaz Brentano, do Porto do Açu, explicou sobre "O papel dos Portos na Eólica Offshore". Ieda Passos e Maria Oliveira, apresentaram o "Hub de Hidrogênio Verde do Complexo do Pecém".
MÓDULO 3: “Estruturas Fundamentais, calado dinâmico e dragagem”
Thales Schwanka Trevisan, do Portos do Paraná, falou sobre as estruturas fundamentais, pela perspectiva dos empreendedores, para a otimização da gestão ambiental de empreendimentos portuários, em função de cada tipo de movimentação. Já Rodolfo Marchesi, da DP World, apresentou sobre as percepções a respeito do gradativo aumento do calado das embarcações e perspectivas quanto a necessidade de dragagens de aprofundamentos em diferentes complexos portuários do Brasil. Carolina Brandl e Heli Fernandes Silva, do Porto do Açu, abordaram sobre os contratos de dragagem e gestão e Marco Antonio Muniz Gamaro, da Samarco, finalizou o módulo com uma palestra sobre calado dinâmico.
MÓDULO 2: "Modelos de Gestão Portuária e Regulação"
Rafaela Brandão Rocha, da área jurídica da ATP, falou sobre a Gestão Portuária: diferenciação regulatória TUP e Beatriz Gallotti Lopes, do jurídico da ABEPH, apresentou sobre Gestão Portuária: diferenciação regulatória Porto organizado.
MÓDULO 1: "Noções sobre logística portuária, panorama geral do setor e financiamento no setor portuário"
A aula inaugural contou com Murillo Barbosa (presidente da ATP), Gilmara Temóteo (diretora da Abeph), Itagyba Alvarenga Neto e Janaína Motta (Coordenação de Licenciamento do Ibama), e Bruno Carlesso (Diretor da Imetame Logística Porto).