O Comitê de Sustentabilidade da ATP se reuniu nesta quinta-feira (22/4) para avaliar melhorias no IDA (Índice de Desempenho Ambiental) da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e discutir o projeto de Boas Práticas. A videoconferência contou com participação da Doutoranda da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Kassia Rodrigues, que apresentou as premissas da sua pesquisa que visa aprimorar o sistema de avaliação do desempenho portuário sob a ótica do IDA.
Mestre e Engenheira de Produção, Kassia frisou a necessidade do embasamento teórico e científico ser alicerçado pelas perspectivas operacionais e de mercado. “É isso que faz a pesquisa caminhar e resolver problemas reais”, enfatizou a pesquisadora.
O coordenador do Sustentar, Cristiano Anhaia Pereira, destacou a importância das contribuições acadêmicas para o mercado. “Trazer um olhar operacional para a pesquisa é uma forma de tornar viável a sua aplicação na prática em nossos terminais. Temos muito a ganhar com a participação da universidade”, disse.
A Diretora Executiva da ATP, Luciana Guerise, defendeu um aperfeiçoamento nos critérios de avaliação do IDA que leve em consideração condições diferentes das instalações, como é o caso das estações de transbordo. “A ideia é trabalhar para melhorar”, reforçou a Diretora.
O Sustentar irá reunir uma série de contribuições ao IDA para serem avaliadas e incluídas no trabalho da pesquisadora, assim como abrir um canal de diálogo com a Antaq para sugerir melhorias. Os representantes da Transpetro aproveitaram a reunião para anunciar que irão realizar um webinar sobre emissões atmosféricas relacionadas às atividades de petróleo e gás.
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br