A #MissãoATPBélgica começou nesta segunda, 22, com muito aprendizado no Port of Antwerp-Bruges, na Bélgica, um dos maiores da Europa e fundamental para o comércio marítimo global. O porto representa 4,5% do PIB belga e proporciona mais de 160.000 empregos através dos terminais de carga, dos centros de distribuição e do maior pólo da indústria química da Europa.
Pela manhã, a comitiva visitou a Autoridade Portuária da Antuérpia. O gerente de relacionamento internacional, Wim Dillen, explicou ao grupo da ATP sobre o planejamento estratégico do porto para os próximos anos, baseado nos pilares "economia, clima e pessoas e meio ambiente" e apresentou o exemplo pioneiro do porto em transição energética, com projetos de sustentabilidade em energia, indústria e transporte de cargas.
O porto de Antuérpia e Bruges, um dos portos mais sustentáveis do mundo, aposta nas tecnologias e fontes de energia renováveis e apresentou sua plataforma internacional de "hidrogénio verde", que visa substituir as fontes de energia fóssil em muitas aplicações industriais.
O terminal, em parceria com a CMB.TECH, já está testando veículos com um sistema híbrido que combina diesel e hidrogénio, reduzindo em 65% as emissões de CO². O objetivo é demonstrar diferentes estratégias que os portos podem usar para diminuir o impacto ambiental, mantendo-se competitivos e respeitando os objetivos do Acordo Verde Europeu.
“Foi muito bom apresentar a todo o nosso grupo esse exemplo de porto público eficiente e que está bem avançado no tema da sustentabilidade, com muitas ações e possibilidades para a comunidade portuária”, afirmou Murillo Barbosa, presidente da ATP.
A Missão ATP Bélgica é a primeira viagem internacional de estudos da ATP. Planejada desde 2020, ela tem o objetivo de reunir autoridades e representantes de portos privados para vivenciar a realidade da operação e da gestão portuária em locais que são referências no segmento logístico e portuário.
#tup #portosprivados #belgium #portos