Notícias

    Relatório de Sustentabilidade mostra que Voisey’s Bay, no Canadá, é um exemplo de desafio superado

    desafioO Relatório de Sustentabilidade 2013, divulgado no fim de abril, mostra que desafios foram superados com o trabalho conjunto. Um exemplo disso é o caso de Voisey´s Bay, no Canadá, cujo acesso à mina de níquel e cobre é feita por via marítima.

    No inverno, com o congelamento da lâmina de água, a dificuldade cresce, mas o projeto só é viável se puder operar o ano inteiro. Para os Innui e Inuit, povos tradicionais da região, o gelo que se forma é usado como uma via de transporte e de escoamento de suas colheitas, além de outros usos que fazem parte se sua cultura.

    Para viabilizar a implantação do projeto sem prejudicar os dois povos, foi criado um grupo de trabalho para discutir formas seguras de desenvolver as atividades das empresas sem prejudicar as comunidades tradicionais. Entre as soluções apresentadas, estão a contratação de um grupo local para orientar a rota dos navios durante o inverno para evitar estragos à camada de gelo e a realização de reuniões públicas anuais com os moradores das comunidades para fornecer informações sobre a operação durante o inverno e obter contribuições.

    Outra iniciativa importante foi a parceria da Vale e da comunidade Inuit para a construção de pontes flutuantes que permitem aos moradores cruzar a área em que o gelo foi quebrado, assim como estruturas de sinalização nos pontos mais críticos de navegação. Esse cuidado é complementado com um intenso sistema de comunicação por rádio e GPS e pela marcação das laterais dos navios, em toda a sua extensão, com uma fibra de vidro reflexiva, tornando mais fácil a sua visualização a partir da terra firme.

    FONTE: VALE 16/05/2014 - www.vale.com/brasil

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 16/05/2014
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF