Evento discutiu prós e contras, além de gargalos do setor que travam investimentos
Patrícia Lascosque criticou a burocracia e regulação excessiva para privados
A Presidente do Conselho Diretor da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) e Superintendente de Portos da Suzano, Patrícia Lascosque, participou nesta terça-feira (21/7) de webinar organizado pela FGV Transportes que teve como tema “As expectativas do mercado para a privatização dos portos”.
Ela defendeu um modelo que gere mais segurança jurídica e menos burocracia aos investimentos. “Existe uma série de interferências de órgãos de controle do governo e de engessamento que tornam a regulação brasileira muito pesada, mesmo para os terminais privados. Isso precisa ser enfrentado. Se a solução passa por privatizar de uma forma geral os terminais, ótimo. Mas se continuar existindo esse nível de controle, de regulação, de burocracia, nós não conseguiremos ser competitivos”, exemplificou a presidente.
O debate foi moderado pelo Coordenador da FGV Transportes, Marcus Quintella, e pelo Diretor de Relações Governamentais da Cargill, Clythio Buggenhout. Também participaram das discussões o Diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES, Fábio Abrahão, e o CEO da BTP (Brasil Terminal Portuário), Ricardo Arten. A proposta do evento foi avaliar os prós e contras da privatização, além de análises de entraves do setor como controle de preços e regulação excessiva.
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br