Publicação gratuita apresenta a definição, história e regulação do modal portuário e sua importância no comércio global.
Os portos são fundamentais para a economia de um país, pois são as principais portas de entrada e saída do comércio exterior. Com uma costa extensa, de aproximadamente 7.600 km, o Brasil conta com uma infraestrutura estratégica de transporte portuário que viabiliza o escoamento de produtos para os mercados globais, fomentando a economia nacional.
Mas o que essa estrutura de portos tem a ver com nosso dia a dia? Atualmente, quase todos os itens industrializados que estão nas prateleiras dos supermercados e boa parte dos produtos que chegam à nossa mesa ou compramos pela internet entram ou saem pelos nossos portos. Em 2023, 83% das importações e exportações brasileiras, em valores monetários, foram transportados por via marítima.
Foi pensando nessa necessidade de informar o público leigo da temática portuária que foi criado o e-book “Portos Para Não Portuários”. Seu objetivo é apresentar esse setor à sociedade, no intuito de diminuir a distância entre a população e o universo portuário.
Números do Setor
Segundo dados do Desempenho Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em 2023 o setor aquaviário brasileiro movimentou 1,303 bilhão de toneladas. Foi a maior movimentação da história e representou um crescimento de 6,9% em relação ao ano de 2022.
Neste ano de 2024, a movimentação portuária no primeiro quadrimestre foi de 413,5 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 5,92% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números reforçam a expectativa do Ministério de Portos e Aeroportos de uma expansão de pelo menos 6% neste ano, com volumosos investimentos. “A atividade portuária é fundamental para o crescimento do Produto Interno Brasileiro e responsável por colocar na mesa o alimento de cada dia do nosso povo”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Segundo ele, “Até 2026, serão mais R$75 bilhões de investimentos em todas as frentes”.
Para ter um exemplo da ampla gama de mercadorias movimentada pelos portos, que reflete a diversidade econômica do país, temos como principais: minério de ferro (o Brasil é um dos maiores exportadores mundiais); soja e outros grãos; petróleo e derivados; carne e produtos agrícolas; celulose e papel; produtos químicos e automóveis e peças automotivas. No gráfico abaixo, é possível verificar esse detalhamento das principais mercadorias do ano de 2023.
Origem e relançamento
Luciana Guerise, profissional do setor portuário há mais de 20 anos, conta que a ideia da publicação nasceu no ano 2000. “Percebi a necessidade de estreitar e refazer o relacionamento entre a população de Santos e as atividades portuárias, pois depois de muitas mudanças no setor a relação porto x cidade ficou prejudicada”. Foi aí que o lado professora da Mestre em Gestão de Negócios Portuários entrou em ação e foram criados anos depois materiais segmentados para os públicos infantil, juvenil (Porto que te quero perto) e adulto (Portos para não portuários). “A proposta era levar a esses públicos, de forma bem didática, a importância do setor portuário e do sistema de transporte ao qual o porto está inserido”, explicou.
A primeira edição do Portos para Não Portuários (foto acima) foi lançada em 2018 no site da Associação de Terminais Portuários Privados - ATP, onde Luciana era diretora executiva na época. A segunda edição foi publicada em dezembro de 2023, também no site da Associação, com acesso livre e gratuito. “Como é uma publicação bastante utilizada, buscamos acrescentar um pouco da história do setor, novos capítulos e atualizações. Utilizamos como fontes as publicações internacionais e nacionais do setor, planejamentos estratégicos, relatórios anuais de associações de classe empresariais, dados oficiais da ANTAq, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC e do banco de dados do setor portuário DATaPort”, relata Bárbara Rosa, coordenadora de Pesquisas e Desenvolvimento da ATP que colaborou com o novo E-book.
Desde o seu primeiro lançamento, o Portos Para Não Portuários já é uma referência em indicações de bibliografias em cursos de graduação e especialização no setor, como o do Instituto Beckman, e em cursos livres de capacitação como o “Diálogo Portuário com o Ibama”, realizado pela ATP e ABEPH para os servidores do Ibama, além de escolas em geral. Miguel Freitas é estudante do 8º ano do ensino fundamental e utilizou o e-book para um trabalho de geografia sobre modais de transportes, onde pesquisou sobre o portuário. "Achei fácil no Google e com o conteúdo bem fácil de entender", disse. Somente em 2024, até julho, foram feitos mais de quinhentos downloads do material, no site da ATP.
A 2ª edição do Portos Para Não Portuários busca, com uma linguagem mais acessível a quem não é do setor, abordar desde a definição do que é um porto, sua história e o contexto da modernização do transporte marítimo. A publicação também apresenta as tipologias da gestão portuária, a regulamentação brasileira, o trabalho portuário e a reorganização da governança no setor. “O leitor vai perceber que o porto é muito mais do que uma área em que navios atracam para carregar e descarregar mercadorias. É um ponto crucial para o comércio global, conectando diferentes regiões e possibilitando o intercâmbio de bens e serviços entre países distantes, e entre cidades do nosso próprio país.”, ressalta Murillo Barbosa, diretor-presidente da ATP.
O material também é útil ao investidor estrangeiro, uma vez que apresenta um panorama do setor portuário brasileiro, identificando os mecanismos e órgãos que o regulam, as políticas que orientam o seu desenvolvimento, e as perspectivas de crescimento
e investimento.
Próximos Passos...
Para divulgar o lançamento da publicação, a ATP investiu em campanhas digitais, com a publicação de um vídeo e tem programada uma série de posts nas redes sociais. A ideia é, até o final de 2024, ter uma tiragem impressa para distribuição em escolas, universidades e bibliotecas. Também está no planejamento da Associação, a divulgação do conteúdo em vídeos didáticos no Youtube e, futuramente, a criação de um podcast abordado cada assunto do documento com um entrevistado do setor portuário.
“Queremos ampliar a divulgação desse rico material, como uma fonte de informação abrangente e útil, mesmo para quem não é profissional do setor portuário. Conhecer o funcionamento dos portos e sua importância é fundamental para todos os interessados
no comércio internacional, logística e desenvolvimento econômico”, destacou Murillo.
Clique Aqui e acesse o e-book Portos Para Não Portuários!
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Tathiane Mesquita
Jornalista MTb 2.931/02
Coordenadora de Comunicação / Communication coordinator
tathiane@portosprivados.org.br