Notícias

    Porto Itapoá conquista mais um prêmio: Agora é o melhor porto em gestão de pessoas do Brasil, segundo jornal Valor Econômico

    23.10.2014
    Premiação realizada em São Paulo no dia 21 de outubro, é realizada pelo jornal Valor Econômico e a Consultoria AON Hewiit. O prêmio reconhece as melhores empresas do País em Gestão de Pessoas. O Porto Itapoá conquistou a premiação na categoria 501 a 1000 Colaboradores.

    O ano de 2014 vem sendo de grandes conquistas para o Porto Itapoá. Em agosto, um dos mais importantes institutos de infraestrutura e logística do Brasil, o ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain), divulgou o resultado de uma pesquisa realizada com usuários de terminais portuários do País, onde o Porto Itapoá foi avaliado como o melhor porto do Brasil.

    Agora, em outubro, uma nova e importante notícia. O jornal Valor Econômico realiza todo ano uma pesquisa, juntamente com a consultoria AON Hewiit, com quase 200 empresas buscando identificar a melhor entre elas no quesito Gestão de Pessoas. Em pouco mais de três anos de operação o Porto Itapoá se junta às grandes empresas do País e foi uma das indicadas ao prêmio promovido pelo Valor. Na categoria de empresas entre 501 e 1000 pessoas, o Terminal obteve a segunda colocação, atrás apenas da Cooperativa Coopercampos, de Campos Novos, também de Santa Catarina.

    O Porto Itapoá foi o único porto do País a figurar entre os melhores em Gestão de Pessoas, de acordo com o Valor/Aon Hewiit. E, para o Presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, as duas premiações que o Terminal conquistou este ano tem uma relação muito íntima e que não pode ser vista de forma separada. “Para o Porto Itapoá as pessoas fazem a diferença. São as pessoas que geram valor para o nosso negócio. Ser o melhor na visão dos clientes só é possível, porque investimos da mesma forma para sermos os melhores na visão de nossos Colaboradores. Aqui, trabalhamos intensamente para que o Cliente tenha suas necessidades atendidas no primeiro contato que realiza com o nosso time”, destaca Patrício.

    “Quando se fortalece os pilares da comunicação, da transparência e do desenvolvimento dos Colaboradores, estamos deixando claro que o público interno é estratégico para empresa. Isso, embora óbvio, precisa ser aprimorado todos os dias. O Colaborador acaba entendendo o seu papel no sucesso da empresa e, por consequência, o Cliente percebe isso e, no fim, enxerga esta característica como um diferencial competitivo”, complementa o Presidente.

    O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011. Localizado na Baia da Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina, na divisa com o Estado do Paraná, hoje o Terminal já é uma das referências em movimentação de contêineres no País. Em 2013 foi o quinto maior movimentador de carga conteinerizada no Brasil, e o segundo do Estado de Santa Catarina. Em 2014, deve manter sua posição.

    Para o próximo ano o Porto Itapoá deve iniciar a execução do projeto de expansão. Até o momento, o Terminal possui capacidade para movimentar 500 mil TEUs (unidade de medida de um contêiner de 20 pés, ou 6 metros) por ano. Em 2013 e 2014 a movimentação média do porto ficou em torno de 480 mil TEUs/ano. Com a expansão, a capacidade deve ser quadriplicada para 2 milhões de TEUs por ano, o que significa ser o maior movimentador de cargas conteinerizadas do Sul do País e, o segundo do Brasil.

    Neste projeto de ampliação a empresa afirma que deseja manter, e até elevar o nível de excelência em Gestão de Pessoas. “É um desafio muito grande manter nossa eficiência e qualidade junto aos clientes, a satisfação e engajamento das pessoas e ao mesmo tempo iniciar uma obra que vai quadriplicar nossa capacidade operacional. Entendemos que tudo está interligado e queremos encarar este desafio buscando o reconhecimento em cada uma de nossas atuações”, afirma Ilcilene Oliveira, Gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. (veja a repercussão na mídia)

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 23/10/2014
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF