O crescimento da movimentação dos Terminais de Uso Privado (TUPs) foi tema de webinar nesta quarta-feira (26/8), promovido pelo Fórum Brasil Export, com a participação de dirigentes e associados da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados). O Diretor-Presidente da ATP, Murillo Barbosa, fez a moderação do debate e destacou o “boom” da movimentação de grãos no primeiro semestre do ano puxado pela exportação de soja.
A Presidente do Conselho Diretor da ATP e Superintendente de Portos da Suzano, Patrícia Lascosque, citou o aumento da performance da companhia que cresceu 21% no primeiro semestre. Ela deu ênfase ao potencial do setor portuário privado e aos níveis de competitividade que podem ser comparados a patamares internacionais. “Somos o Brasil que dá certo. Se o governo soltar as amarras, nossos navios vão navegar e fazer o país crescer”, assinalou.
O Executivo de Relações Institucionais da Amaggi, Ricardo Tomckzy, também destacou o desempenho do agronegócio durante a pandemia. “O constante crescimento da safra de grãos no país mostra o forte potencial na produção de commodities agrícolas”. Segundo ele, Mato Grosso é o maior estado produtor com cerca de 70 milhões de toneladas das 253 milhões de toneladas da safra total. “Não basta produzir, tem que ter mercado. A demanda mundial é crescente liderada pela China”.
Já em relação à demanda por minério de ferro, de acordo com o diretor dos Portos Sul da Vale, Walter Pinheiro, o mercado continuou aquecido na pandemia. “A mineração, considerada atividade essencial, tem potencial de ajudar na retomada econômica. A previsão para 2020 é que a produção de minério seja de 310 a 330 milhões de toneladas, superior a 2019”, informou. Hoje o Terminal de Ponta da Madeira, da Vale, é o segundo maior de minério do mundo.
Os executivos do setor portuário privado comentaram ainda sobre as ações de saúde e segurança adotadas pelas empresas durante a pandemia voltadas a prevenção de colaboradores e apoio às comunidades. Entre elas, campanhas de arrecadação, doações de equipamentos, materiais de saúde, cestas básicas e até leitos de UTI.
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br