Notícias

    Novo porto em pontal vai gerar empregos, negócios e benefícios sociais

    Previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2020, o Terminal Portuário Porto Pontal terá aproximadamente 1.000 colaboradores e se constituirá na maior área para armazenamento de contêineres do país. Com mais de 625 mil m², investimento de R$1,5 bilhão, será o primeiro terminal do país a operar 100% com equipamentos sobre trilhos. Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o porto de Pontal fica a uma distância de 23 quilômetros do alto-mar. Conversamos com Patrício Júnior, experiente CEO contratado pelo acionista majoritário, Grupo JCR, para comandar a operação, junto com o engenheiro civil Ricardo Bueno Salcedo, também na direção institucional.

    Em que fase se encontra o empreendimento?
    Trabalhamos com um projeto green field e neste momento estamos fechando as ações e licenciamentos iniciais para termos o próximo ano focado na construção e na contratação de colaboradores.
    Quais seus principais desafios como CEO do Porto Pontal? 
    O principal desafio será fazer do Porto Pontal uma melhor opção ao exportador/importador da região do que hoje são os portos de Santa Catarina. Trabalhando junto com Paranaguá, faremos do Paraná a melhor opção logística da região, que transcende as fronteiras do Paraná.
    Quais benefícios para a região?
    A cidade vai evoluir na medida em que seus políticos puderem acreditar no potencial de um porto para uma cidade. É só observar algumas experiências no setor, como em Navegantes e Itapoá, em Santa Catarina, ou em Portocel, no Espírito Santo. Desenvolvimento social, econômico e geração de empregos são apenas alguns dos benefícios que um porto pode trazer para o país.
    Visão do cenário brasileiro atual?
    Existe uma boa análise de PIB, feita por Ricardo Amorim, onde ele fala dos períodos de baixa e das recuperações. Quando o Porto Pontal ficar pronto - em meados de 2020 - o Brasil vai precisar de nós para escoar e aumentar o PIB da região. Estaremos no momento de recuperação. Toda nossa visão é positiva.
    Breve histórico profissional
    Sou formado pela Escola de Oficiais da Marinha Mercante do Rio de Janeiro e com MBA em Logística Portuária pela Universidade de São Paulo, Liderança e Estratégia para Executivos pelo IMD, na Suiça, e Gerenciamento de Terminais pela Lloyds Maritime Academy, em Londres. Ocupei cargos em empresas como Sealand, Maersk Line, além de ter atuado no CTO-Ceará Terminal Operator, no Aqaba Container Terminal (Jordânia), no APM Terminals Jordânia e Panamá e no Porto Itapoá. (Fonte: Bem Paraná)

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 18/10/2017
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF