A ATP - Associação de Terminais Portuários Privados foi recebida pelo Ministro Silvio Costa filho, o Secretário de Portos, Alex Avila, e o Diretor do DNOP, Bruno Neri, na tarde desta segunda, 08 de julho, no Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília.
? Apresentamos o estudo feito pela equipe da Associação sobre a “Análise Concorrencial da Implantação das Instalações Portuárias”, desmistificando, principalmente, a afirmação sobre os TUPs de papel.
Dos 221 terminais autorizados até 2023, apenas 11 não realizaram movimentações e estão fora do prazo de 05 anos, sem termo aditivo. "Os Terminais de Uso Privado (TUP) movimentam 65% da carga portuária brasileira! Não podemos generalizar toda a categoria por um pequeno grupo (menos de 5%) que está irregular", afirmou Murillo Barbosa, presidente da ATP.
Segundo a equipe do Ministério, algumas questões apontadas pelo Estudo já estão sendo resolvidas na formulação do Navegue Simples, que visa simplificar processos de autorização de Terminais de Uso Privado (TUP), visando à redução do tempo de tramitação processual.
? Foto: Sérgio Francês (Mpor)