Em live realizada pelo Sustentar - Comitê de Sustentabilidade da ATP - Associação de Terminais Portuários Privados nesta segunda-feira (27/2), a ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários solucionou dúvidas dos Terminais de Uso Privado e informou que aguarda informações de 51 TUP sobre a avaliação do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2022. As respostas ao questionário on-line podem ser enviadas até o dia 15 de março.
O diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa, disse que a associação está sensibilizando os gestores dos TUP para que o resultado, ao final deste ano, “seja muito mais expressivo”. O indicador é uma ferramenta oficial que auxilia no aperfeiçoamento da gestão de portos públicos e privados no Brasil.
O gerente de Sustentabilidade da Antaq, Uirá Cavalcante Oliveira, ressaltou que “o objetivo do IDA é ser referência para o setor portuário buscar evolução”.
A coordenadora do Sustentar, Carolina Brandl, e o seu vice, Ulisses Oliveira, que são do Porto do Açu e do Porto Sudeste respectivamente, também destacaram a importância do índice. Eles ressaltaram que o IDA apresenta possibilidade para os portos aliarem eficiência à responsabilidade socioambiental.
Além de sensibilizar os gestores dos portos sobre a importância de preencherem o formulário, a ATP também deve continuar colaborando, de outras formas, para que o sistema on-line do IDA seja aprimorado. De acordo com a Antaq, há previsão de se iniciar uma nova fase de ajustes e aperfeiçoamento no painel do indicador, ainda sem data definida.
Live disponível no Youtube: https://lnkd.in/djERJK-4
#tup #portosprivados #ida2022 #ida #sustentabilidade #esg