Notícias

    Encontro ATP discute inovação com especialistas, representantes do governo e do setor portuário privado


    Painel Inovação apresentou visão de futuro das tecnologias e novidades do mercado mundial

    Por dentro da onda das novas tecnologias e das tendências mundiais de consumo, o 6º Encontro ATP, realizado na última quinta-feira (24), no Clube Naval de Brasília, teve como tema central “Inovação: como as transformações mundiais impactam os modelos de negócios”. O evento, organizado desde 2014 pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), contou com a presença do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, e da Secretária-Executiva adjunta do Ministério da Infraestrutura, Viviane Esse, que fizeram a palestra magna na abertura do evento, representando o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

    Ambos abordaram as ações de inovação do governo para os setores de infraestrutura e transportes. “Não podemos mais ser apenas o país do futuro, pois temos conhecimento para crescer desde agora. Cabe ao Ministério dar as condições à iniciativa privada para se desenvolver. Destacamos que o nosso trabalho tem como objetivo beneficiar os que investem nos terminais portuários privados, melhorando a regulação e as condições de competividade no setor", afirmou Viviane Esse.

    Após a participação do governo, a programação do 6º Encontro ATP contou com o Painel Inovação, que trouxe um olhar diferenciado sobre iniciativas inovadoras no mundo e um panorama de como as empresas estão sendo impactadas. Provocações sobre o futuro da cadeia de suprimentos foram o ponto alto da palestra do futurista e empreendedor, Tiago Mattos, assim como as barreiras que impedem as companhias de se prepararem para o que está por vir. “Quem não pensa sobre o futuro resolve o presente com as ferramentas do passado”, afirmou o professor da Singularity University, no Vale do Silício (EUA).

    “Acredito que a cada ano que passa o 6º Encontro ATP fica melhor. Em 2019, especialmente, tivemos um evento com ideias extremamente inovadoras em aspectos que ultrapassam o setor portuário. As discussões que foram iniciadas servirão de base para que nós, representantes dos portos, possamos nos aprimorar e, assim, navegar em novos mares rumo ao desenvolvimento do nosso segmento”, comentou o Diretor-Presidente ATP, Murillo Barbosa.

    O Painel Inovação, moderado pela Diretora Executiva da ATP, Luciana Guerise, contou também com a participação do Diretor de Tecnologia e Inovação da Suzano, Fernando Bertolucci, que foi responsável pela liderança corporativa do processo de inovação tecnológica da empresa, e do Diretor Executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista, responsável pela execução de pesquisas, estudos, projetos técnicos, econômicos e ambientais da entidade.

    Logo após os debates, houve um coquetel em comemoração ao 6º aniversário da ATP. O evento contou com a participação de players e representantes de grandes empresas do setor portuário privado, incluindo os associados da ATP que colaboram para o crescimento do segmento no país e representam 60% da movimentação de carga portuária brasileira.

    Os patrocinadores do evento foram: na categoria Prata, Porto Itapoá e Piacentini do Brasil; na cota Bronze: CNT, Boskalis, SDC do Brasil, Ocean Pact, Ternium, Gallotti Advogados Associados, Kincaid Mendes Vianna Advogados e Etermar.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 28/10/2019
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF