Apresentação sobre Análise de Risco nos terminais faz parte das ações do Comitê de Segurança da ATP
Profissionais da Área de Análise de Riscos esclareceram dúvidas sobre o modelo
A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) promoveu hoje uma apresentação online feita por sua associada DP World Santos sobre como funciona a aplicação prática da Análise de Risco com Ênfase em Segurança Portuária (Aresp). A ação, que reuniu cerca de 30 participantes, faz parte das atividades do Comitê de Segurança da associação. O modelo da Aresp, que está em fase de desenvolvimento e validação, foi apresentado por profissionais da área de Análise de Riscos da DPW.
Na ocasião, o Diretor Presidente a ATP, Murillo Barbosa, destacou a importância da troca de conhecimento. “Vivemos na era do compartilhamento e do aprendizado conjunto. A ideia é contarmos com a colaboração de uma associada que já está pondo em prática a metodologia da Aresp”, assinalou.
O gerente de Análise de Riscos da DPW, Frederico Abdalla, lembrou da iminência da aplicação da Aresp nas instalações portuárias pela Conportos (Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis). “Vão implementar algo que precisamos nos preparar”, alertou. Ele apontou que o Estudo de Avaliação de Riscos da DPW determina as partes mais suscetíveis, riscos, vulnerabilidade e consequências de um incidente.
Já o técnico de Análise de Riscos da DPW, Cesar Almeida explicou que a avaliação será feita em dois momentos distintos: para analisar o risco inerente e o risco residual. O primeiro não considera as ferramentas de controle que existem atualmente. Já o segundo, faz uma análise considerando a estrutura de controle. Os dados são preenchidos em uma planilha fornecida pela Conportos. No arquivo são inseridos os fatores de vulnerabilidade do terminal, como ameaças, ações adversas e valoração das consequências.
A Diretora Executiva da ATP, Luciana Guerise, enfatizou a relevância das ações do Comitê de Segurança da associação, que vem promovendo o diálogo entre a Conportos e os representantes de TUPs, além de aula online sobre a Aresp, realizada no último dia 30 de junho, com cerca de 400 participantes.
“O Comitê é troca de ‘know how’, um espaço para debate e sugestão de melhorias. Vamos seguir acompanhando com a Conportos como será o processo de construção e implementação da Aresp”, disse a Diretora. Para saber mais sobre a Aresp, acesse o conteúdo disponível no site da ATP.
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br