Notícias

    DP World é destaque no jornal Financial Times

    Tecnologia que será lançada em 2020 na World Expo Dubai pode triplicar a capacidade dos terminais de contêineresdp world

    A empresa DP World, que opera no Porto de Santos (SP) e faz parte da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), foi destaque nesta quarta-feira (19) no jornal internacional Financial Times pelo desenvolvimento de uma tecnologia inovadora que promete revolucionar o sistema de armazenamento e movimentação de contêineres.

    A inovação, vista como uma tecnologia disruptiva, está sendo desenvolvida por meio de uma joint venture com a empresa alemã de engenharia SMS Group e prevê triplicar a capacidade de armazenagem dos terminais de contêineres. “Investimentos em novas tecnologias podem trazer ganhos significativos de produtividade e eficiência logística”, destaca o presidente da ATP, Murillo Barbosa.

    A proposta é solucionar um dos grandes problemas dos terminais de contêineres. Quando as caixas metálicas estão empilhadas e há necessidade de remover uma delas, é preciso mover todos os outros contêineres que estão acima. A ideia do novo projeto é empilhar até 11 contêineres em colunas verticais - cerca de três vezes a altura média usada atualmente - e alojar cada um em compartimentos individuais, como se fosse uma estante. Um sistema automatizado pode então recuperar cada um sem mover nenhum outro.

    Na reportagem do Financial Times, o CEO da DP World, sultão Ahmed bin Sulayem, diz que o projeto é inovador. A joint venture formada pelas duas empresas planeja lançar o novo sistema de armazenagem de alta performance para o mundo na feira internacional World Expo, que será realizada em Dubai em 2020.

    O projeto está sendo desenvolvido no Terminal 4 de Jebel Ali, entre duas das Palm Islands de Dubai. Atualmente a DP World opera em 40 países e movimenta diariamente 174 mil contêineres. (Com informações do Financial Times)

    Acesse a íntegra da reportagem.

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 20/12/2018
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF