O evento Diálogos da Advocacia, realizado virtualmente nesta terça-feira (13/4) pela OAB-PE, teve como tema Estatísticas do Transporte Aquaviário e Perspectivas. Na ocasião, a Diretora Executiva da ATP, Luciana Guerise, destacou o volume de investimentos nos TUPs (Terminais de Uso Privado) nos últimos anos.
“O setor portuário privado tem mais investimentos que todos os modais de infraestrutura nos últimos oito anos. A carteira de investimentos é de cerca de 43 bilhões de reais. São projetos bem planejados que garantem aos TUPs altos índices de produtividade”, revelou.
O Diretor da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário), Adalberto Torkaski, destacou o crescimento de 9,65% na movimentação portuária de janeiro e fevereiro de 2021 em relação ao ano passado. “Os portos transportam um volume muito grande de commodities como minério de ferro, petróleo, soja e milho. O desafio é fazer crescer o segmento de contêineres”, frisou.
A advogada Ingrid Zanella, da OAB-PE, lembrou da importância da segurança jurídica para atração de investimentos, assim como a necessidade de desburocratização e de planos logísticos efetivos que contemplem o transporte multimodal. “É um ano para identificar melhorias e formas de desburocratizar o setor”, avaliou.
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br