Notícias

    Curso de Segurança Portuária realizado pela Comportos capacita 87 profissionais de Portos e Terminais Brasileiros

    Curso Especial de Supervisor de Seguranca PortuariaCurso Especial de Supervisor de SeguranÃa PortuÃria 1A ATP em parceria com a Codesa realizou no período de 24 a 28/08 A 15ª Edição do curso em Vitória/ES.

    Em apoio ao trabalho da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (COMPORTOS), entidade vinculada ao Ministério da Justiça, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) em parceria com a Codesa, unem-se para dar o apoio logístico na realização da 15ª Edição do Curso de Supervisor de Segurança Portuária (CSSP).

    Focada no objetivo de estimular a capacitação técnica e a excelência operacional, a ATP se colocou à disposição da COMPORTOS, e assim cumpriu o seu papel ao apoiar a Comissão que desenvolve um importante papel: - o de tornar a área portuária brasileira mais segura, seja para o trânsito de pessoas, cargas e de passageiros.

    O curso foi ministrado na última semana do mês de agosto no Complexo de Tubarão da Vale, em Vitória/ES. Participaram 87 empregados de instalações portuárias de diversas empresas do setor. Das empresas associadas a ATP, foram contemplados nessa edição os funcionários das empresas Bunge, MRN, Hermasa, Samarco, Transpetro, Porto Sudeste, VLI, Chibatão, Cargill, Portonave, Hidrovias do Brasil, Portocel e Vale.

    É imprescindível registrar o empenho da COMPORTOS, entidade responsável pela capacitação no segmento de Segurança no país. Destaca-se que compete a Comissão elaborar e implementar o sistema de prevenção e repressão a atos ilícitos nos portos, terminais e vias navegáveis.

    Sob a organização de Wolnei Scholant de Moraes, a equipe da COMPORTOS realizou um treinamento que, de acordo com a avalição dos participantes, de fato, contribuirá significativamente com o dia a dia dos funcionários na tomada de decisões no que se refere ao combate a ameaças de segurança como pirataria, ataques à mão armada, terrorismo, contrabando, roubo de carga, danos colaterais quando ocorrem incêndios, explosões ou ataques nas proximidades de um navio, entre outras ações de segurança.

    Para o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa, que participou da cerimônia de encerramento do curso, a parceria firmada entre a Associação e a Companhia Docas do Espírito Santo possibilitou que mais empregados participassem do curso. Além disso, segundo Barbosa, o objetivo do curso foi alcançado. “É de suma importância formar supervisores de Segurança Portuária para o bom desempenho do plano de segurança das instalações portuárias, fundamental para o cumprimento do ISPS Code, (código internacional contra ataques terroristas e outros ilícitos nos portos e navios). Treinamentos desse porte estarão sempre presentes na agenda de prioridades da ATP”, comentou.

    Importância do curso

    O curso da Conportos atende às exigências da Organização Marítima Internacional (IMO), ditadas no Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code). Os 162 países signatários da IMO, incluindo o Brasil, se comprometeram com um novo conceito mundial – o de uniformizar as ações por parte dos governos, a fim de que reflitam, tanto na segurança quanto no mercado internacional.

    O treinamento surgiu em resposta ao ataque terrorista ao WTC em 11 de setembro de 2001. Por iniciativa dos Estados Unidos da América, iniciou-se uma série de discussões para evitar a ocorrência de outros ataques. O transporte marítimo, meio pelo qual circula a maioria de produtos exportados e importados pelos países, passou a ser um foco de preocupação, pois existia a possibilidade desse meio de transporte ser utilizado pelo terrorismo internacional para ataques, o que tornava as áreas portuárias pontos sensíveis dentro deste contexto.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 03/09/2015
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF