“A Contribuição dos Terminais de Uso Privado (TUPs) para a Melhoria do Setor Portuário” é o tema da apresentação do Diretor-Presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, na sexta edição do Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport). O evento será realizado de hoje a 1º de novembro, em Florianópolis (SC).
Barbosa participará do painel “O investimento privado no setor portuário: tendências e perspectivas”, amanhã (31/10) às 16h30. Em sua apresentação, o Diretor-Presidente da ATP abordará a evolução da movimentação portuária desde 2010, enfatizando o crescimento de 37,4% nos últimos nove anos.
“Em 2018, a movimentação dos TUPs atingiu o dobro da movimentação dos portos públicos, o que demonstra a eficiência desse modelo”, destaca. Em sua opinião a carteira de investimentos dos terminais privados, de cerca de 35 bilhões reais nos últimos seis anos, por si só, já mostra a pujança econômica dos TUPs no setor portuário e na economia brasileira.
Também participa do painel o Diretor-Superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, que apresentará o tema “O impacto da instalação de um TUP: o Caso da Portonave (SC)”. A Portonave é uma das 29 associadas da ATP e se constituiu como o primeiro terminal portuário privado de contêineres do país. Fica na cidade catarinense de Navegantes e iniciou suas operações em outubro de 2007.
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br