O Conselho Diretor da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) teve a oportunidade de apresentar a associação e falar sobre sua atuação com o Diretor Geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Eduardo Nery. A reunião, por videoconferência, foi realizada na última sexta-feira (29/1). A Presidente do Conselho da ATP, Patrícia Lascosque, comentou sobre os altos níveis de produtividade e exportação dos TUPs e destacou a importância dos investimentos em logística.
“Quanto mais eficientes formos aqui dentro, mais conseguiremos dar respostas ao nosso cliente final, no exterior”, assinalou Patrícia. O Diretor da Antaq disse que a aproximação com o setor é uma de suas prioridades. “É muito bom ver que a ATP tem vocação para o diálogo e para trabalhar em parceria”, apontou Nery.
Ele reconheceu que os TUPs são parte significativa do PIB nacional e demonstrou interesse em visitar as instalações dos terminais. Comentou ainda que a ideia é ter reuniões locais em cidades portuárias. Entre os pleitos do setor, os associados da ATP destacaram a desburocratização, melhorias regulatórias, segurança jurídica e investimentos em infraestrutura.
O Diretor Presidente da ATP, Murillo Barbosa, apresentou resultados alcançados pelos TUPs nos últimos anos com ênfase na eficiência das operações. “Temos orgulho em representar o saldo positivo da balança comercial. Apesar da pandemia, conseguimos aumento na movimentação portuária do setor privado”.
Barbosa destacou ainda pleitos como a livre precificação, alteração de marco regulatório, insegurança jurídica em relação as poligonais dos portos organizados e a necessidade de acessos terrestres, como ferrovias e rodovias. Falou ainda sobre o potencial dos terminais do rio Amazonas e a necessidade de aumento de calado na região para ampliar a capacidade de carga dos navios.
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br