Notícias

    Comitê de Segurança disponibiliza aula gratuita sobre novo normativo de trânsito aduaneiro

    O Comitê de Segurança da ATP realizou nesta sexta-feira (5/3) reunião online com mais de 60 participantes sobre o Ato Declaratório Executivo (ADE) nº 2 da Receita Federal, que trata do trânsito aduaneiro. O objetivo do normativo, de janeiro do ano passado, é a automatização das informações, visando trazer maior confiabilidade dos dados, diminuição do delay na sistematização de documentos e mais segurança.

    Para facilitar o entendimento dos profissionais do setor interessados no assunto, o Comitê de Segurança disponibilizou a gravação das explicações feitas pelos representantes dos associados da ATP, entre eles, o gerente de TI da Portonave, Jardel Fischer e a especialista da área de aduana da DP World, Raquel Romero. O vídeo está disponível no canal da ATP no Youtube.

    Em sua apresentação, o gerente da Portonave comentou sobre o sistema de processamento de informações do terminal que monitora o fluxo de embarcações, embarque, armazenagem, carga e descarga do terminal, inspeção e fluxo de veículos. Enfatizou que para o sucesso do procedimento é necessário o cumprimento das responsabilidades de cada uma das partes envolvidas.

    “O assunto traz uma preocupação nova e mais um grande desafio. O comitê foi constituído com esse intuito, de superar as dificuldades, com um time de profissionais de alto nível”, comentou o coordenador do Comitê de Segurança, Roberto Almeida.

    Já o Diretor Presidente da ATP, Murillo Barbosa, destacou que a automatização de sistemas vai acelerar processos e melhorar o tempo de liberação das cargas. “O assunto é importante e vamos dar sequência aos debates”, frisou. A advogada da Samarco, Anna Isabel Correa, observou que todos os terminais irão precisar fazer os ajustes necessários para atender às exigências do normativo. “Nossa responsabilidade agora é de prestar as informações corretas à Receita Federal no tempo certo e adequar nossos processos”, disse.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 08/03/2021
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF