


A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) marcou presença na audiência pública da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Navegação Interior, realizada nesta quarta-feira (13/11), na Câmara dos Deputados. O evento, promovido pela Frente Parlamentar em parceria com a ABANI - Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior, reuniu representantes do setor e autoridades para tratar dos avanços e as perspectivas da navegação interior no país.
A Diretora Executiva da ATP, Gabriela Costa, compôs a bancada ao lado de Dino Antunes Dias Batista, Secretário Nacional de Hidrovias, Eduardo Nery, Diretor-Geral da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, os Deputados Júnior Ferrari e Saullo Vianna, e o presidente da ABANI, Dodó Carvalho.
Gabriela destacou a relação dos TUPs com a navegação interior “Em 2023, tivemos 74,5% da movimentação de cargas na navegação interior realizadas por TUPs”. O número demonstra a importância do escoamento das cargas, para o comércio exterior e, consequentemente, para a balança comercial.
A Diretora Executiva frisou que o trabalho da Frente Parlamentar é de grande relevância, principalmente por trazer os problemas e as questões da região norte para o parlamento e, portanto, ser discutido de maneira nacional. E por fim, ressalta que a ATP está à disposição da Navegação Interior e dos trabalhos desenvolvidos pela Frente e compartilhar a busca de soluções.