Nesta terça, 08/02, às 14h30, a ATP – Associação de Terminais Portuários Privados promoveu para os seus associados um encontro virtual em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MINFRA). Com o Tema “Financiamento do Investimento em Infraestrutura Aquaviária e Portuária com Recursos do FMM – Fundo da Marinha Mercante” o encontro esclareceu sobre a utilização do FMM.
Sharisse Monteiro, Coordenadora Geral de Projetos dos Fundos de Infraestrutura do Ministério, fez uma apresentação explicando sobre o arcabouço legal do FMM, as condições financeiras para o financiamento de projetos dos setores portuário e aquaviário, as aplicações de recursos do Fundo, as etapas e documentação para a aprovação do projeto e sua validade e explicou também sobre os agentes financeiros habilitados para oferecer as linhas de crédito com recursos do FMM. “Estou passando todas essas informações, mas também é muito importante ouvir a ATP e seus associados para trabalharmos juntos na construção de uma nova Portaria”, explicou Sharisse, se referindo a Portaria MT nº 253/2009 que regulamenta as informações necessárias para os postulantes (da construção naval) apresentarem consulta prévia. Após a apresentação, os participantes puderam esclarecer dúvidas e dar sugestões para a aprovação de projetos com recursos do FMM.
Para Luciana Guerise, Diretora Executiva da ATP, essa troca de informações é fundamental, inclusive para que o Governo "enxergue os empreendimentos privados como prioritários ao crescimento e produtividade das commodities brasileiras e dê prioridades aos projetos de valor agregado“, afirmou.
Tathiane Mesquita
Coordenadora de Comunicação / Communication coordinator
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 /
comunicacao@portosprivados.org.br