Notícias

    ATP promove debate no próximo dia 24/10 sobre a regulação do setor portuário


    Em sua 4ª edição a associação, novamente, reúne mais de 200 executivos, em Brasília, para tratar de temas afetos ao setor portuário.
    Na próxima terça-feira, dia 24/10, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) promoverá o Encontro com mais de 200 executivos do setor portuário, em Brasília/DF. O tema desse ano “A EXPERIÊNCIA REGULATÓRIA INTERNACIONAL” contará com a presença dos palestrantes: Paul Davey - chefe de Assuntos Corporativos da Hutchison Port Limited; Mike Sealy - Gerente-Geral da Stolthaven Terminals e Otto C. Bottger - Gerente Comercial da DP World.

    Para mediar o debate entre os conceituados palestrantes, a missão ficará a cargo do Diretor-Geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski.
    Já a Abertura do 4º Encontro ATP prevista para às 14h30 será conduzida pelo Ministro dos Transportes Portos e Aviação Civil – MTPAC, Maurício Quintella Lessa.
    O evento da ATP está entre um dos mais prestigiados do segmento portuário. Desde a sua criação a Associação aposta neste tipo de iniciativa como estratégia de reunir os principais players do setor e discutir temas, até hoje, inclusos na agenda de trabalho tanto do mercado quanto do governo.

    A quarta edição não poderia ser diferente. Por essa razão a ATP optou por dividir com os convidados as “experiências internacionais no âmbito regulatório”.

    “O País tem avançado substancialmente em sua trajetória regulatória, mas ainda é preciso debater o tema uma vez que o Brasil adota dois tipos de sistemas de exploração do setor portuário”, comenta Murillo Barbosa, diretor-presidente da ATP.

    Um deles é o sistema Landlord. Resumidamente, baseia-se no governo como investidor da infraestrutura portuária e a inciativa privada investidora na operação das instalações dos portos organizados. Já o outro sistema, muito praticado no Brasil, mas também existente em outros países é o Terminal de Uso Privado (TUP). No caso do TUP todo o risco do empreendimento e o investimento fica a cargo da iniciativa privada.

    “Dado a presença de dois sistemas que vem gerando resultados positivos para o Brasil, é fundamental a troca de experiências entre países. É por meio da troca de informações e de conhecimento que se garante o desenvolvimento de qualquer área estratégica de uma nação, inclusive, no âmbito regulatório”, avalia Barbosa.

    A ATP busca com responsabilidade promover debates para gerar a eficiência do mercado. No seu dia a dia, a Associação mantém uma interface transparente e respeitosa junto às diversas instâncias da Administração Pública na construção de soluções e resultados satisfatórios ao setor.

    O objetivo da ATP é trabalhar para elevar os indicadores econômicos e sociais do Brasil a padrões que refletem o que o Brasil é de fato: uma sociedade proativa, produtiva e eficiente em todos os níveis.

    “É preciso manter o setor portuário em pauta, pois trata-se de um dos segmentos mais tradicionais da economia, visto que tem sua origem desde os primórdios da colonização do Brasil, bem como por seus resultados estarem fortemente vinculado à política econômica nacional, especialmente, à política de comércio exterior (cujo setor é responsável por mais de 90% da movimentação) e à política nacional de transportes”, conclui o executivo.


     

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 19/10/2017
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF