Na manhã desta terça (13/06), a ATP - Associação de Terminais Portuários Privados participou da Audiência Pública para discutir “a situação dos portos no Brasil e o impacto para a cadeia produtiva brasileira”, promovida pela Comissão de Indústria, Comércio e serviços. A solenidade aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Murillo Barbosa, diretor-presidente, falou que os portos vivem um momento positivo, mas que a maior deficiência para o setor é a acessibilidade terrestre, principalmente a ausência de ferrovias eficientes. Murillo também comentou sobre a desestatização recente no estado do Espírito Santo, na qual o pleito da ATP era para que a Barra do Riacho não fosse incorporada ao processo, e citou o valor da cobrança do VTMIS que já era ilegal e, agora, com a concessão privada, está sendo cobrada de forma abusiva.
Também participaram da audiência outras autoridades do segmento portuário, como Fabrizio Pierdomenico, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários – SNPTA, Bruno Pinheiro, Superintendente de Regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, e demais representantes de Federações e Associações.
Para acompanhar como foi a audiência pública, que foi transmitida em tempo real, acesse o link:
https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/68439
#audienciapublica #tup #portosprivados #vtmis