A ATP - Associação de Terminais Portuários Privados participou da programação do VII Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias - ENAPORT, na manhã desta quinta (01/06), em Brasília. O evento é realizado pela FENOP - Federação Nacional das Operações Portuárias.
Murillo Barbosa, diretor-presidente da ATP, participou como um dos debatedores de dois painéis: Desafios e Propostas para o Setor Portuário Brasileiro e Pautas Estratégicas do Setor Empresarial Portuário.
O painel sobre os Desafios e Propostas para o setor portuário brasileiro teve início com uma palestra do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, que abordou sobre a importância do setor portuário para o país e da participação dos Terminais de Uso Privado (TUPs) nessa engrenagem, com 88% do total de portos em funcionamento. O secretário também prometeu desburocratizar o processo para criação de novos TUPs. No debate, Murillo destacou a importância de uma política setorial pública portuária como um dos desafios para o setor.
No painel sobre as pautas estratégicas do setor empresarial portuário, Murillo destacou os quatro pilares da ATP, que congregam a um único objetivo: a redução dos custos para viabilizar o negócio portuário privado. Também falou da importância da prorrogação do benefício do reporto como instrumento para impulsionar os investimentos.
#tup #portosprivados #enaport