A ATP - Associação de Terminais Portuários Privados está na comitiva da Missão Internacional hashtag#Porto&Mar Brasil Coreia do Sul 2024, organizada pelo Grupo Tribuna que começou dia 16 e vai até o dia 21 de junho.
Na segunda (17), o grupo conheceu #Incheon, um porto multipropósito que movimenta uma variedade de mercadorias, além de controlar o volume de água para melhor eficiência dos navios que embarcaram e desembarcam cargas.
No local, o volume de água é controlado. A variação de maré pode chegar a 10 metros. Por isso, comportas atuam de um lado, e áreas que funcionam como grandes piscinões ajudam do outro, recebendo toda a água que pode ser, inclusive, bombeada. São as chamadas eclusas. "Eles mantêm a circulação da água. Não fazem uma troca. E o Panamá está pagando esse preço porque está perdendo águas, está reduzindo o ritmo de operação lá porque eles não têm o sistema de eclusas fechadas", comparou Murillo Barbosa, diretor-presidente da ATP.
Aproximadamente 50 pessoas fazem parte da missão Coreia do Sul, a 12ª maior economia global e modelo de investimentos em porto-indústria.
hashtag#portos hashtag#tup hashtag#missãointernacional hashtag#porto&Mar