No terceiro e quartos dias de agenda técnica, dias 19 e 20 de junho, a #MissãoInternacional #Porto&Mar #CoreiadoSul 2024 conheceu #Busan e sua logística com alta tecnologia.
O Porto de Busan é dividido em três partes - Norte, Gamcheon e New Port – e seu modelo de administração é muito parecido com o brasileiro. O cais é público, mas pode ser arrendado por um período. A principal característica do Porto é ser um hub port, fazendo conexão com 150 países.
O Dongwon Global Terminal, no Porto de Busan, foi reinaugurado há três meses em um novo espaço integralmente automatizado. Não há trabalhadores operando na área interna do pátio de contêineres e todas as operações são realizadas por robôs. O caminhoneiro chega no Dongwon Global Terminal, recebe a informação sobre em qual baia estacionar o veículo, faz a manobra e pronto! Aí é com a tecnologia. Um robô vai pegar o contêiner que aquele caminhoneiro precisa levar para o interior da Coreia do Sul. Mas antes de estar no pátio do terminal, o contêiner estava no navio. A operação para retirá-lo da embarcação foi feita por um operador que estava numa sala, com ar-condicionado. Nem mesmo o veículo que leva o contêiner para o pátio tem motorista.
Para Murillo Barbosa, diretor-presidente da ATP que integra a missão, "Esse modelo é o nosso futuro. Teremos que, em algum momento, perseguir essa automação", disse, ressaltando que o processo dentro do terminal muda com a robotização. "Os caminhões com motoristas são atendidos do lado de fora e por um guindaste".
A Missão Porto&Mar é organizada pelo Grupo Tribuna e vai até dia 21 de junho.