Notícias

    ATP marca presença no Global Grain South America

    ATP marca presenca no Global Grain South America

    Pela segunda vez no evento internacional, Diretora da ATP apresentou Projeto Barra Norte

    A edição de 2019 do Global Grain South America, evento realizado nos últimos dias 11 e 12 em São Paulo, discutiu temas estratégicos para o setor do agronegócio. Na ocasião, a Diretora Executiva da ATP, Luciana Guerise, participou da mesa de debates com o tema “A infraestrutura de transporte da América do Sul: superando desafios ferroviários, aquaviários e rodoviários”.

    As discussões abordaram, entre outros assuntos, melhorias na infraestrutura para a região do Arco do Norte, que engloba estados do Norte e Nordeste, para facilitar o aumento da área cultivada, as consequências para os pontos de exportação agrícola no Brasil e a possibilidade de redução dos custos de frete no transporte de cargas.

    “A agenda do evento foi bem diversificada. Apresentamos o Projeto Barra Norte que se baseia em melhorar a segurança da navegação na Barra Norte do Rio Amazonas especificamente com balizamento e levantamento batimétrico na região dos bancos de areia, determinação do arco lamoso e a possibilidade da navegação em lama fluida”, explicou a Diretora.

    O projeto prevê estudos para aumento do calado da Barra Norte. Atualmente, os navios que passam na região têm uma “folga” de 20% em sua capacidade de carga para que trafeguem sem risco. “O grande destaque é para o aumento já conquistado de 20 centímetros de profundidade no canal que se traduz em benefícios para os produtores que utilizam a região”, enfatiza Luciana.

    É a segunda vez que a ATP participa do Global Grain. O evento internacional reúne players e representantes do setor de grãos e oleaginosas e é realizado a mais de 14 anos. O evento ocorre anualmente na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul e discute novas tecnologias, regulamentações e perspectivas de mercado.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 20/09/2019
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF