Nesta terça (21/05), a ATP - Associação de Terminais Portuários Privados participou da audiência pública que debateu os gargalos e entraves burocráticos enfrentados pelo setor portuário brasileiro, que aconteceu na Comissão de Viação e Transportes (#CVT) da Câmara dos Deputados, em Brasília. ?
A gerente técnica da ATP, Ana Paula Gadotti, que também representou a CNT - Confederação Nacional do Transporte, falou dos pontos de insegurança jurídica que envolvem os contratos de autorização dos TUP, os entraves das autoridades portuárias e os gargalos nos acessos terrestres (rodoviários e ferroviários) e hidroviários aos terminais privados.
Além da ATP, também participaram da discussão representantes da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Ministério de Portos e Aeroportos, Tribunal de Contas da União, Receita Federal do Brasil, Marinha do Brasil, associações do setor e da CEPortos - Comissão de Juristas instalada pela Câmara para elaborar proposta de revisão das leis do setor portuário.
O Dep. Gilberto Abramo, presidente da CVT, comprometeu-se a realizar novas audiências para ouvir outros segmentos de transportes e elaborar um documento único para discutir com os Ministros de Portos e Aeroportos e dos Transportes.
#regulação #gargalos #tup #portos #portosprivados