Notícias

    ATP E SEP discutem pauta do setor portuário em Brasília

    respresentantes1Representantes da ATP – Associação dos Terminais Portuários Privados estiveram hoje em Brasília, reunidos com o Ministro César Borges, da Secretaria Especial de Portos (SEP)

    Questões jurídicas envolvendo a atividade portuária no Brasil, problemas de infraestrutura logística multimodal, poligonais, dragagens e investimentos previstos no setor, foram alguns dos temas abordados na reunião realizada nesta terça-feira, 7, no gabinete do Ministro da SEP, em Brasília.

    O presidente-executivo da ATP, Murillo Barbosa, manifestou a importância que os portos brasileiros possuem frente a economia brasileira. Nesse sentido, destacou a participação crescente dos terminais portuários privados na movimentação da produção do país, desde o minério de ferro até a variedade presente nas cargas conteinerizadas.

    Na reunião, o ministro César Borges ratificou a relevância da ATP frente aos projetos de investimento em infraestrutura. Comentou ainda que a aproximação junto à SEP é fundamental para que o governo conheça as principais necessidades do setor.

    Patrício Júnior, vice-presidente do conselho da Associação e também presidente do Porto Itapoá, em Santa Catarina, destacou a importância de investir na dragagem dos acessos aos portos brasileiros. Segundo ele, é fundamental a atuação dos governos – federal e estaduais, por meio da SEP, na busca de soluções que assegurem a aplicação adequada dos recursos oriundos da tabela 1 para investimentos em dragagem.

    O tema envolve não apenas a viabilidade operacional dos terminais portuários, mas sim, uma questão econômica. “São bilhões de reais que deixam de ser movimentados na economia brasileira, em função das restrições de calado nos acessos aos portos”, comenta Patrício.

    O presidente Murillo Barbosa destacou ainda que “quanto mais adiarmos os investimentos em infraestrutura, mais longe o Brasil ficará dos grandes navios que já estão operando mundo afora, e menos riquezas serão geradas no próprio País”.

    O ministro César Borges sinalizou que a SEP tem trabalhado em busca de superar os problemas e apontar soluções viáveis, de modo a garantir o desenvolvimento do setor portuário e o crescimento do país.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 13/10/2014
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF