Notícias

    ATP doa estudo de viabilidade para concessão do canal de acesso da Barra Norte

    Associação entrega documento ao Ministério dos Portos e Aeroportos e Antaq para o projeto de concessão do canal da Barra Norte do Rio Amazonas. Iniciativa ampliará capacidade de corredor logístico voltado à exportação de granéis vegetais e minerais.

     

    A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) entregou, nesta segunda-feira (5), ao ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho e ao diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Eduardo Nery, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Ambiental (EVTEA) para concessão do canal de acesso da Barra Norte do Rio Amazonas. A doação do estudo contribuirá para o encaminhamento do projeto que vai ampliar a capacidade do corredor logístico e o escoamento de granéis vegetais e minerais pela Região Norte.

    De acordo com o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a entrega do estudo para a concessão da Barra Norte do Rio Amazonas é um marco significativo para o desenvolvimento da Região Norte do Brasil. Segundo ele, a elaboração do EVTEA é uma iniciativa do setor produtivo com o objetivo de estimular o potencial de crescimento da movimentação de carga na região, que enfrenta gargalos como as restrições de calado e outros. 

    Barbosa destaca que, ao fortalecer a saída de escoamento de produção pelo Norte, será comprovada a vocação da região para o desenvolvimento do país. Segundo ele, atualmente, a Barra Norte movimenta cerca de 45 milhões de toneladas de cargas.

    “A ATP e seus associados doaram esse estudo com objetivo de contribuir com avanço desse importante projeto para o setor de transportes e logística e para o escoamento de cargas pela região. A implementação do projeto trará inúmeros benefícios para a economia e para o aprimoramento logístico do país. Essa iniciativa reflete o compromisso do MPort, da Antaq e dos Terminais de Uso Privado (TUPs), em impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local”, analisa.

    O ministro Sílvio Costa Filho ressaltou que a entrega do EVTEA pela ATP dialoga com o momento atual da pasta de Portos e Aeroportos que, pela primeira vez na história, contará com uma secretaria nacional de hidrovias. “Trata-se de um momento importante para termos de fato um planejamento estratégico para o país na agenda hidroviária. Sabemos os benefícios que as hidrovias têm em relação à redução de custo operacional e um maior equilíbrio ambiental”, afirmou.

    Segundo ele, os próximos passos após a entrega do estudo são realização de audiência pública, envio do projeto ao Tribunal de Contas da União, até a chegada da licitação. “O estudo da ATP é muito importante. A concessão da Barra Norte é uma oportunidade para aumento da competitividade da importação e exportação no mercado nacional e internacional”, analisa.

    Costa Filho destacou a contribuição da ATP com a doação do estudo de viabilidade da concessão da Barra Norte. “Gostaria de agradecer, em nome do presidente Lula, o apoio institucional da ATP ao Ministério de Portos e Aeroportos. A solidariedade da associação com ministério e ressaltar a importância da agenda do setor para a economia brasileira”, completou.

    Já o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, destacou a importância do estudo da ATP e ressaltou a atuação das associadas na região norte que gerou aumento na movimentação de cargas na Barra Norte, que atingiu 75 milhões de toneladas movimentadas na região Amazônica em 2023.

    “Considero importante a participação do setor privado em contribuir com o Estado para melhoria da infraestrutura pela qual são exportadas as cargas. Exalto o simbolismo e a importância desse momento para a Barra Norte que vai beneficiar toda a região hidroviária da bacia do Rio Amazonas”, ponderou.

     

    EVTEA

    O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a concessão da Barra Norte do Rio Amazonas foi realizado pela Coastal Port Engenharia, a pedido da Associação de Terminais Portuários Privados e foi patrocinado pelas empresas associadas Cargill, Amaggi, LDC e MRN.

    O estudo, concluído em 2023, visa a concessão da região para otimizar a infraestrutura de acesso hidroviário e promover uma navegação mais segura e eficiente.

    O futuro concessionário terá a responsabilidade crucial de conduzir levantamentos hidrográficos periódicos, gerenciar o tráfego, implementar sinalização náutica e realizar a manutenção necessária, contribuindo assim para o crescimento econômico e aprimoramento logístico da área.

     

     
     
     
     
    Publicado em 06/02/2024
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF