A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) comemora nesta quarta-feira (24/10) cinco anos de atuação em defesa do setor e da competividade do País. Fundada em 24 de outubro de 2013, com apenas 15 associados, hoje a ATP possui 26 empresas associadas que juntas são responsáveis por cerca de 60% da movimentação de cargas marítimas do País.
“Ao longo deste tempo conquistamos um espaço importante no sistema portuário brasileiro com crescente representatividade em defesa dos interesses dos Terminais de Uso Privado. A união dos nossos esforços faz com que nossas conquistas sejam reconhecidas e vistas como referência para o setor privado”, declara o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa.
Em sua trajetória, a ATP manifestou posições de destaque e promoveu articulações extremamente relevantes para o segmento portuário privado, como o Decreto dos Portos (nº 9.048/2017) que previa a modernização do marco regulatório, simplificação de processos para destravar as operações portuárias e trazer mais segurança jurídica ao setor.
“Para os próximos anos, vislumbramos um cenário ainda mais otimista com maior flexibilização para viabilizar novos investimentos, um ambiente jurídico mais ordenado e menos burocrático. Afinal, capacidade de empreender e ousadia são características dos terminais privados”, refletiu Barbosa.
Para comemorar os cinco anos de atuação, a associação promove no dia 8 de novembro, em Brasília, a quinta edição do Encontro ATP com a participação de especialistas nacionais e internacionais que irão debater os rumos do novo governo a ser eleito no domingo. Com o tema “2019: o início de um novo ciclo. Perspectivas econômicas e desafios para a infraestrutura brasileira”, o evento reunirá autoridades governamentais, acadêmicos, players do setor e investidores. Acesse a programação aqui.
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br