Notícias

    Antaq apresenta IDA e reforça abertura para diálogo com Comitê de Sustentabilidade

    Cerca de 30 participantes do Comitê de Sustentabilidade da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) se reuniram virtualmente, no último dia 29, em encontro que contou com a participação da equipe da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A nova gerente da área, Auxiliadora Borges, foi apresentada aos membros do comitê e reforçou a abertura para o diálogo e troca de informações entre o órgão e a associação.

    Durante a reunião, a equipe da Antaq apresentou o IDA (Índice de Desempenho Ambiental) e sua metodologia de aplicação. O índice foi criado em 2012 como instrumento de acompanhamento e controle de gestão ambiental nas instalações portuárias. Outros pontos tratados na reunião foram os atrasos na renovação das licenças ambientais e seus reflexos no IDA, as mudanças nos quesitos avaliados considerando a pandemia da Covid e a evolução dos indicadores.

    “O IDA é um instrumento de avaliação que pode se reverter em vantagem competitiva para os terminais portuários”, avalia o Diretor Presidente da ATP, Murillo Barbosa. Segundo a opinião dos membros do comitê, a ferramenta poderia gerar certificações de excelência que facilitassem processos, como a obtenção de licenças ambientais. Seria uma forma de recompensa e reconhecimento dada ao terminal portuário.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 08/10/2020
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF