Cerca de 30 participantes do Comitê de Sustentabilidade da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) se reuniram virtualmente, no último dia 29, em encontro que contou com a participação da equipe da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A nova gerente da área, Auxiliadora Borges, foi apresentada aos membros do comitê e reforçou a abertura para o diálogo e troca de informações entre o órgão e a associação.
Durante a reunião, a equipe da Antaq apresentou o IDA (Índice de Desempenho Ambiental) e sua metodologia de aplicação. O índice foi criado em 2012 como instrumento de acompanhamento e controle de gestão ambiental nas instalações portuárias. Outros pontos tratados na reunião foram os atrasos na renovação das licenças ambientais e seus reflexos no IDA, as mudanças nos quesitos avaliados considerando a pandemia da Covid e a evolução dos indicadores.
“O IDA é um instrumento de avaliação que pode se reverter em vantagem competitiva para os terminais portuários”, avalia o Diretor Presidente da ATP, Murillo Barbosa. Segundo a opinião dos membros do comitê, a ferramenta poderia gerar certificações de excelência que facilitassem processos, como a obtenção de licenças ambientais. Seria uma forma de recompensa e reconhecimento dada ao terminal portuário.
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br