Representantes de empresas ligadas à Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) estiveram reunidos em Brasília, na quarta-feira (20/2), para participar da 32ª Assembleia Geral Extraordinária e 36ª Reunião do Conselho Diretor. Entre os temas debatidos, o grupo aprovou a entrada de duas novas associadas que operam no setor portuário privado: a Alcoa, uma das três maiores empresas de alumínio do mundo, e a Suzano, resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria.
Na pauta das reuniões também foram discutidos assuntos como a atuação da ATP em questões relacionadas ao Serviço de Segregação e Entrega (SSE) de contêineres, Praticagem e possíveis temas para a 6º edição do Encontro ATP, evento que é realizado desde 2014. Os representantes das empresas associadas ainda tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação sobre o calado dinâmico, sistema que usa tecnologia para medir variáveis como o movimento das marés e ventos para indicar se pode haver um aumento da profundidade nos canais de acesso aos portos para que os navios saiam com mais carga.
Atualmente as empresas ligadas à ATP atuam em segmentos econômicos como agronegócio, mineração, combustíveis, siderurgia, contêineres e complexos logísticos. Juntas, as empresas respondem por 60% da movimentação portuária brasileira.
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br