Entrevistas

    Na Mídia

    Regulamentada Concessão de benefício a portuários avulsos

    Decisão assegura salário mínimo mensal a trabalhadores portuários avulsos que não cumprem requisitos de outras aposentadorias

    O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome dispôs sobre a concessão e manutenção do benefício assistencial devido aos trabalhadores portuários avulsos. A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (4), assegura assistencial mensal de um salário mínimo aos trabalhadores portuários avulsos. A iniciativa também contou com a colaboração da Secretaria dos Portos, Previdência Social, e dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Fazenda.

    O benefício será pago para pessoas a partir dos sessenta anos de idade, que não cumprirem os requisitos para a aquisição das modalidades de aposentadorias por invalidez, por idade, por tempo de contribuição e especial. Considera-se trabalhador portuário avulso aquele que possui domicílio no Brasil e cadastro ativo ou registro ativo junto ao Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso (OGMO).

    A ausência de meios para prover a subsistência é caracterizada pela renda média obtida pelo trabalhador portuário avulso nos últimos doze meses anteriores ao requerimento, no valor inferior a um salário mínimo mensal. Esse benefício não pode ser acumulado com qualquer outro no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo os da assistência médica e das pensões especiais de natureza indenizatória. (Portaria interministerial - Clique aqui)

    Fonte: Portal Brasil

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 09/08/2014
    Image
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 Bloco J Torre B Sala 701 - Ed. Clésio Andrade
    CEP: 70.070-944 - Brasília/DF