Ação foi possível graças a investimentos em sustentabilidade e realizações em práticas ambientais em suas atividades
O Grupo Chibatão foi reconhecido com o Certificado de Destaque Ambiental, o “Selo Verde”. A premiação nacional é concedida pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, desde 2005, e premia companhias que operam de forma eficiente e que também preservem os ecossistemas e meio ambiente.
Segundo o vice-presidente do Grupo Chibatão, Jean Bergson de Oliveira, este é apenas o primeiro passo de uma série de ações duradoras que visam a longo e médio prazo estabelecer um vínculo definitivo de atividades e resultados entre os colaboradores, empresa, a Cidade de Manaus e a Amazônia.
Entre as diferentes ações do grupo que visam preservar o meio-ambiente está a utilização de quatro centrais de resíduos sólidos que integram as diversas unidades do grupo e que são capazes de promover o gerenciamento completo dos mais variados tipos de resíduos oriundos de suas atividades, evitando a poluição e minimizando os impactos ambientais e sociais. Cerca de 20 toneladas de resíduos são gerados todos os meses nas unidades do grupo.
Recentemente, o grupo investiu ainda em seis estações de tratamento de efluentes que atendem toda a sua área portuária, com capacidade para 30 metros cúbicos de água por dia, o que garante a reutilização da água, que tem sua purificação de pelo menos 92% antes de ser descartada. Outra ação desenvolvida no complexo refere-se ao controle operacional, que inclui as situações de emergência, onde a organização realiza treinamento intenso com suas equipes de brigada de emergência, para prevenir e responder a situações de emergências ambientais, como derramamento de óleo no rio.
Fonte: Revista Guia Marítimo
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br